quarta-feira, 20 de julho de 2022

PUZZLE




PUZZLE


Vou construir um puzzle
Sem grande quebra-cabeça!
Ainda que a poesia seja enigma
Há sempre certo paradigma;
A Musa abona qualquer charada
Para desanuviar a cabeça.

© Ró Mar 

I

"Vou construir um puzzle"
À medida do meu coração
E aconchegado o vou fazer
Com o que me traz prazer:
A poesia dum dia de calor,
Lamechices da paixão!

II

"Sem grande quebra-cabeça"
Vou compor uma canção;
Pedaço a pedaço completo
O espaço vazio e secreto;
Que possa apaziguar a dor
Nas minhas mãos de afeição!

III

"Ainda que a poesia seja enigma"
Eu vou ser habilidosa
E tecer bem os cordelinhos
Para colar todos os bocadinhos;
Que se enlacem uns nos outros
De forma bastante airosa!

IV

"Há sempre certo paradigma"
Na vida e com essa desdita
E dois palmos de testa
Vou fazer uma breve sesta;
Que tão bem me fazia
Para melhorar minha escrita!

V

"A Musa abona qualquer charada,"
Por mais impossível que pareça
Não há que temer ousar;
Se não colar cacos e adoçar
Este motor descompassado
Faz com que algo esqueça!...

VI

"Para desanuviar a cabeça"
Não há mesmo nada melhor
Que exercitar outras cousas
Como: traçar nas lousas
Grifando aquelas parcelas,
Que nos sabem dar amor.

© Ró Mar | 2022/01/29